SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue30Routes that lead to the Courts: careers and recruitment patterns for Brazilian Supreme Court justices (1829 -2006)Political engagement, experts and elite leadership in the environmental movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

PERISSINOTTO, Renato M.; MEDEIROS, Pedro Leonardo  and  WOWK, Rafael T.. Valores, socialização e comportamento: sugestões para uma sociologia da elite judiciária. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2008, vol.16, n.30, pp. 151-165. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782008000100010.

Este artigo propõe estratégias de pesquisa que contribuam para uma Sociologia das Elites Judiciárias. Para tanto, defende a necessidade de articular pesquisas que, ao mesmo tempo, identifiquem os valores professados pelos agentes jurídicos, analisem as instituições no interior das quais tais agentes são socializadas e, por fim, estudem as suas decisões. Na sua primeira parte, o artigo apresenta os resultados de um questionário aplicado aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná, no ano de 2006, no que diz respeito aos seus valores jurídicos. A segunda parte faz considerações sobre a necessidade de estudar os processos de socializações exógena e endógena dos entrevistados para que se possa entender algumas das respostas analisadas no item anterior. Por fim, defende-se, a necessidade de um estudo comportamental desses agentes por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas de suas decisões (acórdãos). O artigo não pretende produzir conclusões definitivas, dado o caráter ainda inicial de algumas de nossas pesquisas.

Keywords : elite judiciária; Tribunal de Justiça do Paraná; valores jurídicos.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese