SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.Politics and bureaucracy in Indian and Brazilian statesActors' intentions and the results of implementing a mixed electoral system in Venezuela author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

ROCHA, Marta Mendes da  and  BARBOSA, Cássio Felipe. Regras, incentivos e comportamento: as comissões parlamentares nos países do Cone Sul. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2008, vol.16, suppl., pp. 93-104. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782008000300007.

Este artigo analisa as tendências de funcionamento das comissões parlamentares das câmaras baixas em quatro países do Cone Sul: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Parte-se do esquema que considera três tipos de variáveis: estruturais, procedimentais e as relativas ao poder das comissões. Procurou-se verificar os tipos de incentivos gerados pelas regras de organização legislativa em cada país: para a atuação clientelista, guiada pela lógica eleitoral, como defende o modelo distributivo; para a especialização, como prega o modelo informacional, ou para a realização dos interesses dos partidos, como propõe o modelo partidário. Conclui-se que todas as câmaras convivem com incentivos para os três tipos de comportamentos, evidenciando que os modelos não são excludentes e que a dinâmica legislativa é influenciada por outras variáveis, entre elas o padrão de relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo.

Keywords : comissões; incentivos; regras institucionais; comportamento político; modelos de organização legislativa.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese