SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue37International agreements and parliamentary control in BrazilMethodological individualism, rationality and instrumental action: Raymond Boudon's cognitive proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

AVILA, Carlos Federico Domínguez. A queda do muro de Berlim: um estudo com fontes brasileiras. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2010, vol.18, n.37, pp. 93-110. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782010000300007.

O artigo explora os acontecimentos que resultaram na queda do muro de Berlim, bem como algumas das suas mais importantes conseqüências, inclusive no que diz respeito à reunificação alemã, em 1990. O texto utiliza prioritariamente fontes primárias resgatadas no Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil - após vários anos de resguardo legal. Também são utilizadas fontes secundárias - isto é, literatura especializada na temática publicada no Brasil e no exterior. Analiticamente o artigo constata a transcendental relevância da queda do muro de Berlim e eventos subseqüentes, tanto na própria Alemanha, quanto na Europa e no mundo. Nessa linha, o texto alude ao colapso político e econômico da República Democrática da Alemanha (RDA), aos atores fundamentais que levaram ao esboroamento do muro, aos condicionantes domésticos, inter-alemães, europeus e globais que incidiram no processo de reunificação da nação alemã e aos dilemas específicos da cidade de Berlim no contexto geral da reunificação germânica. O trabalho inclui uma pós-data de novembro de 2009, em que se comenta brevemente as comemorações do vigésimo aniversário da queda do muro de Berlim.

Keywords : República Democrática da Alemanha; Berlim; Guerra Fria; reunificação alemã; República Federal da Alemanha.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese