SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40Social struggles for recognition: dilemmas and deadlocks in the public articulation of disrespectJudicialization of politics, judiciary power and parliamentary investigation commissions in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista de Sociologia e Política

On-line version ISSN 1678-9873

Abstract

SILVA, Rogério Bezerra da  and  DAGNINO, Renato. O enfoque de análise de políticas e a política pública do pólo e parque de alta tecnologia de Campinas. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2011, vol.19, n.40, pp. 171-194. ISSN 1678-9873.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782011000300013.

O artigo analisa a política pública do Pólo e Parque de Alta Tecnologia de Campinas (PATC) que, como uma das orientações da política científica e tecnológica brasileira, vem sendo elaboradas nas três últimas décadas. Para isso, utiliza o Enfoque de Análise de Políticas (EAn), que não exige apenas a comparação entre os objetivos da política e os resultados logrados com sua implementação. Ele busca explicar as falhas na consecução dos objetivos a partir do exame do seu momento de formulação. Isto é, do processo decisório e dos projetos políticos e dos modelos cognitivos dos atores com ela envolvidos. A análise realizada aponta que após três décadas do início dessa Política Pública os seus resultados têm sido bastante modestos. A explicação disso pode estar no fato dela ter sido uma emulação de experiências similares ocorridas em países de capitalismo avançado por iniciativa de integrantes da comunidade de pesquisa nacional.

Keywords : enfoque de análise de políticas; políticas públicas; pólo e parque de alta tecnologia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)