SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40Social struggles for recognition: dilemmas and deadlocks in the public articulation of disrespectJudicialization of politics, judiciary power and parliamentary investigation commissions in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

SILVA, Rogério Bezerra da  and  DAGNINO, Renato. O enfoque de análise de políticas e a política pública do pólo e parque de alta tecnologia de Campinas. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2011, vol.19, n.40, pp. 171-194. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782011000300013.

O artigo analisa a política pública do Pólo e Parque de Alta Tecnologia de Campinas (PATC) que, como uma das orientações da política científica e tecnológica brasileira, vem sendo elaboradas nas três últimas décadas. Para isso, utiliza o Enfoque de Análise de Políticas (EAn), que não exige apenas a comparação entre os objetivos da política e os resultados logrados com sua implementação. Ele busca explicar as falhas na consecução dos objetivos a partir do exame do seu momento de formulação. Isto é, do processo decisório e dos projetos políticos e dos modelos cognitivos dos atores com ela envolvidos. A análise realizada aponta que após três décadas do início dessa Política Pública os seus resultados têm sido bastante modestos. A explicação disso pode estar no fato dela ter sido uma emulação de experiências similares ocorridas em países de capitalismo avançado por iniciativa de integrantes da comunidade de pesquisa nacional.

Keywords : enfoque de análise de políticas; políticas públicas; pólo e parque de alta tecnologia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese