SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue41Convergence and controversy on institutional change: traditional models in comparative perspectiveBrazilian energy policy in an era of globalization: energy and conflicts of a developing state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

CAMPOS, Luiz Augusto. "We have a dream": cientistas sociais e a controvérsia sobre as cotas raciais na imprensa. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.41, pp. 53-73. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000100005.

A partir de uma pesquisa com textos opinativos publicados na grande imprensa nacional, o artigo analisa as tomadas de posição dos cientistas sociais brasileiros sobre a implantação de cotas raciais em algumas universidades. O principal objetivo é dar visibilidade à pluralidade de opiniões envolvidas na controvérsia para, depois, identificar linhas argumentativas comuns. Investigou-se de início a validade de duas interpretações sobre a controvérsia bastante difundidas: a que considera a polêmica um momento de colisão entre dois ideais de justiça antagônicos e outra que vê a polêmica como uma atualização na esfera pública de "imagens" díspares da realidade racial brasileira. Ao termo, propõe-se que as discordâncias detectadas não são baseadas em fundamentos inconciliáveis. Ao contrário, a maior parte dos atores envolvidos acionou bases justificativas semelhantes em suas respectivas argumentações.

Keywords : cotas raciais; intelectuais; cientistas sociais; controvérsia pública; imprensa.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese