SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número41"We have a dream": cientistas sociais e a controvérsia sobre as cotas raciais na imprensaDo nacional-desenvolvimentismo ao neoliberalismo: o Partido Republicano, o Estado nacional e os impostos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Sociologia e Política

versão impressa ISSN 0104-4478

Resumo

HAGE, José Alexandre Altahyde. A politica energética brasileira na era da globalização: energia e conflitos de um estado em desenvolvimento. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.41, pp. 75-91. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000100006.

O texto tem o intuido de demonstrar que a globalização não tem contribuído amplamente para a vantagem dos estados em desenvolvimento devido à dificuldade que eles têm em construir seu poder nacional. Nesse caso, a própria globalização pode ser utilizada como meio de concentrar influência nos estados industrializados, dificultando o relacionamento entre os dois lados. O intuito do texto é também examinar como essas questões correspondem ao papel que o Brasil poderá representar como produtor de etanol e petróleo em grande escala. Por fim, o artigo procura compreender em que medida o país poderá transformarse em um importante produtor de energia e, ao mesmo tempo, construir seu poder nacional na era da globalização.

Palavras-chave : poder nacional brasileiro; globalização; política internacional; energia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português