SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue41From national-developmentalism to neoliberalism: the Republican Party, the national State and taxationThe press and the vote in the 2002 and 2006 Brazilian presidential campaigns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

CORADINI, Odaci Luiz. Categorias sócio-profissionais, titulação escolar e disputas eleitorais. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.41, pp. 109-122. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000100008.

O artigo expõe resultados da análise das relações entre recursos de posição social, investimentos financeiros em campanhas e resultados em disputas eleitorais de diferentes níveis. Foram incluídos os candidatos às eleições municipais de 2004 e gerais de 2006. No que tange aos recursos de posição social, foram examinadas particularmente as associações com a condição profissional e com a titulação escolar. Foram examinados também os efeitos da ocupação prévia de cargos eletivos. Conforme a hipótese geral perseguida, por um lado, ocorre um processo de concentração nas categorias ocupacionais que representam posição social mais alta e mais fortemente associada à titulação escolar mais valorizada na medida em que o cargo em disputa é hierarquicamente mais elevado. Além disso, nas disputas para cada cargo os efeitos desses recursos estão presentes nas chances de sucesso ou fracasso eleitoral. Por outro lado, além dos recursos associados à ocupação e ao grau de escolarização, na medida em que o cargo em disputa é mais elevado e as chances de sucesso são mais altas, também cresce o peso do "carisma de função" decorrente da ocupação prévia de cargos eletivos.

Keywords : eleições; posição social; seleção social; titulação escolar; política e carisma de função; processos eleitorais e investimentos financeiros.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese