SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue41The "doctors" of a nation: the academic background of Brazilian senators and associated variablesOne winner only: recruitment bases for mayoral candidates in Brazilian capitals (2008) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

TOMIO, Fabrício Ricardo de Limas  and  RICCI, Paolo. O governo estadual na experiência política brasileira: os desempenhos legislativos das assembléias estaduais. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.41, pp. 193-217. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000100012.

Este artigo analisa o volume e a dinamica da produção legislativa em 12 assembléias legislativas estaduais brasileiras durante duas legislaturas, 1999-2002 e 2002-2006. Em primeiro lugar, constatamos que a dinâmica legislativa das assembléias estaduais depende dos recursos institucionais conferidos constitucionalmente aos atores políticos pela Carta de 1988 que restringe a legislação proposta pelos deputados estaduais e limita a autonomia legislativa do Governador. Apesar de indícios claros da existência de uma dinâmica partidária relevante e um jogo efetivo entre governo e oposição nas assembléias que explica as variações encontradas entre os estados. Em segundo lugar, sinalizamos uma dinâmica legislativa estadual diversificada que não se restringe ao predomínio do poder executivo. O volume de propostas apresentadas pelos deputados estaduais que não distribuem benefícios concentrados sinaliza para uma agenda pelo menos "desejada", principalmente direcionada a definir normas e diretrizes das políticas públicas estaduais. Por outro lado, é evidente que o sucesso legislativo dos deputados estaduais é elevado se comparado ao dos deputados federais, mas basicamente restrito a uma categoria de norma: a concessão de benefícios concentrados, destacando-se a categoria das declarações de utilidades públicas. O esforço de pesquisa aqui empreendido e os dados apresentados chamam a atenção para a necessidade de futuras pesquisas sobre as assembléias estaduais em busca de uma melhor compreensão do funcionamento das instituições brasileiras no âmbito subnacional.

Keywords : processo legislativo; Assembléia Legislativa; relações Executivo-Legislativo; instituições políticas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese