SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Structural causes and regime consequences: regimes as intervening variablesHow deliberative are internet discussions?: a model for understanding online deliberation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

STEINER, Philippe. Mercado, transação e laços sociais: a abordagem da Sociologia Econômica. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.42, pp. 111-120. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000200009.

O presente artigo discute algumas concepções sobre o mercado, a partir da perspectiva da Nova Sociologia Econômica; em particular, trata das diferentes relações sociais de troca, procurando distinguir aquelas que são do mercado (comerciais) daquelas que não o são. Nesse sentido, entre outros elementos, as trocas comerciais - conforme definidos pelas teorias econômicas clássica e neoclássica - são reguladas pelos preços, caracterizadas pela impessoalidade e potencial anonimato e, nos recentes termos de André Orléan, pelas hipóteses conexas da "nomenclatura" e da "previsibilidade perfeita". Já as trocas que não se incorporam ao mercado compreendem o enorme espectro de relações sociais que envolvem interações e intercâmbios materiais, afetivos, intelectuais, mas de que estão ausentes os elementos anteriores; em outras palavras, além de não se verificarem as hipóteses da nomenclatura e da previsibilidade perfeita, as relações não são reguladas pelo sistema de preços e nelas há (possivelmente) contatos afetivos; um importante caso de troca não-comercial é o da dádiva. Para ilustrar essas diversas diferenças, apresenta-se o caso dos sistemas de doações de órgãos, em que se evidencia a impropriedade de assimilar as trocas tout court às relações comerciais.

Keywords : mercado; transações comerciais; transações não-comerciais; dádiva; Sociologia Econômica; transplante de órgãos.

        · abstract in English | French     · text in French | Portuguese     · pdf in French | Portuguese