SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Market, transaction and social ties: an Economic Sociology approachBetween justice and solidarity: citizenship from within the Brazilian Civil Police force author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

SAMPAIO, Rafael Cardoso. Quão deliberativas são discussões na rede?: um modelo de apreensão da deliberação online. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.42, pp. 121-139. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000200010.

O presente artigo apresenta um conjunto de indicadores para a análise de conversações realizadas na internet à luz das teorias de democracia deliberativa. O modelo que se propõe é composto por um exame da estrutura de um fórum online, a avaliação dos atores envolvidos no debate, o ponderamento do contexto da discussão e pela análise da "deliberatividade" das mensagens em si, em que se toma os princípios de Habermas para a esfera pública. Finalmente, o modelo descrito de deliberação online é aplicado a mensagens retiradas do fórum online do Orçamento Participativo Digital de Belo Horizonte. A aplicação do modelo indica que a discussão apresentou bons resultados de deliberatividade, especialmente no que tange à justificação das mensagens e ao respeito pelos outros usuários. Ao fim, evidencia-se que o modelo pode ser amplamente aplicado em discussões online em diferentes plataformas ou, com certas adaptações, em outros meios discursivos, como mídias maciças ou parlamentos presenciais.

Keywords : Participação civil; democracia deliberativa; esfera pública; deliberação online.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese