SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Between justice and solidarity: citizenship from within the Brazilian Civil Police forceTechnical knowledge, public policy and participation: the case of the National Council on the Environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

GOMES, Darcilene Cláudio; SILVA, Leonardo Barbosa e  and  SORIA, Sidartha. Condições e relações de trabalho no serviço público: o caso do governo Lula. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.42, pp. 167-181. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000200012.

Este artigo tem por objetivo inventariar as diversas iniciativas do governo Lula (2003-2010) no que diz respeito à formatação de uma política de recursos humanos e, dessa forma, verificar se houve melhoria das condições e relações de trabalho no setor público brasileiro. A partir dos anos 1990 e na contramão do grande crescimento do emprego público nas seis décadas anteriores, a adesão dos governos brasileiros aos princípios do "Consenso de Washington" destaca o funcionalismo como ponto fundamental na agenda das reformas necessárias à retomada do crescimento econômico. Os tais governos tenderam a tratar o emprego público como um problema fiscal e atuaram no sentido de restringir sua dimensão. Em simultâneo, as condições e relações de trabalho apresentaram-se mais precarizadas (evidenciadas pela ausência de reajuste salarial; o crescimento de formas variáveis de remuneração; ampliação do quadro de temporários e terceirizados e com a postura autoritária diante da representação sindical). Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, poder-se-á perceber que a reestruturação de várias carreiras, a retomada dos concursos, a criação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, a reforma previdenciária e os reajustes seletivos das remunerações manifestam a ambigüidade como marca fundamental das políticas de recursos humanos. Isto porque, a um só tempo, os avanços nas condições de trabalho do servidor público foram sempre acompanhados pela manutenção de parte da agenda conservadora dos anos 1990, sobretudo no que diz respeito à reprodução de limites fiscais rigorosos.

Keywords : emprego público; condições de trabalho; negociação coletiva.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese