SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Technical knowledge, public policy and participation: the case of the National Council on the Environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Abstract

SILVA JUNIOR, José Alexandre da  and  FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto. Marolas ou tsunamis?: o impacto das ondas de renovação sobre a profissionalização dos deputados federais(1999-2003). Rev. Sociol. Polit. [online]. 2012, vol.20, n.42, pp. 199-212. ISSN 0104-4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782012000200014.

Qual é o efeito das ondas de renovação sobre a profissionalização dos deputados federais? Partindo do pressuposto de que as organizações necessitam de tempo e de ambiente favorável para institucionalizar-se, esse trabalho testa a hipótese de que a organização interna da Câmara dos Deputados adota critérios institucionais que bloqueiam a entrada de outsiders no coração da Casa. Empiricamente, apostamos que os ocupantes dos cargos de comando (liderança partidária, mesa diretora e presidência das comissões) são mais profissionalizados que um deputado típico. Em termos metodológicos, utilizamos estatística descritiva, análise fatorial de componentes principais e um teste de comparação de médias para estimar em que medida a profissionalização varia entre os diferentes grupos. Os resultados sugerem que os ocupantes dos cargos de destaque apresentam um grau de profissionalização significativamente superior quando comparados aos congressistas típicos.

Keywords : Câmara dos Deputados; renovação; profissionalização; institucionalização.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese