SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue63Political Preferences and Individual Choice: A Latin American's Countries PerspectivePersonal, Particular and Political: The Production of the Public Good in Daily Political author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Sociologia e Política

On-line version ISSN 1678-9873

Abstract

BONIFACIO, Robert  and  FUKS, Mario. Desvendando a relação entre corrupção e participação política na América Latina: diagnóstico e impactos da exposição a atos corruptos sobre a participação política. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2017, vol.25, n.63, pp.27-52. ISSN 1678-9873.  https://doi.org/10.1590/1678-987317256302.

Investigamos a relação entre corrupção e participação política na América Latina a partir da seleção de três blocos de países que se situam em baixa, intermediária e alta posições no ranking de experiência com corrupção: Chile e Uruguai, Costa Rica e Nicarágua e México e Peru. O nível de análise é individual e a fonte de dados são três rodadas de pesquisas do Barômetro das Américas: 2006 (2008) e 2010. Dentre os principais resultados, destacam-se: (1) a identificação de quatro modalidades de participação política; (2) a existência de um padrão de associação positivo entre a exposição à corrupção e engajamento em atividades participativas, sem distinção entre os três blocos de países; (3) a maior tolerância à corrupção dentre os indivíduos que possuem experiência com corrupção, independentemente dessa característica ser complementada por ativismo político.

Keywords : Corrupção; Participação Política; Permissividade à Corrupção; América Latina; Barômetro das Américas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )