SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue63Personal, Particular and Political: The Production of the Public Good in Daily PoliticalTransformations in Scientificity and the Inferential Adjustment in Political Science: Argument and Evidence in the Publications with High Impact Factor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Sociologia e Política

On-line version ISSN 1678-9873

Abstract

MEIRELES, Fernando  and  RUBIM ANDRADE, Luciana Vieira. Magnitude eleitoral e representação de mulheres nos municípios brasileiros. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2017, vol.25, n.63, pp.79-101. ISSN 1678-9873.  https://doi.org/10.1590/1678-987317256304.

É argumento corrente na literatura sobre representação política de mulheres que sistemas mais proporcionais aumentam as chances de mulheres serem eleitas. O objetivo deste artigo é testar esta hipótese usando dados dos municípios brasileiros. Explorando uma regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2004 e 2008, que fixou o número de vereadores de cada município de acordo com o número de habitantes, utilizamos regressão descontínua (RD) para estimar o efeito causal de uma cadeira a mais na representação política de mulheres nas câmaras municipais. Nossos resultados mostram que este efeito é substantivo: onde havia uma cadeira adicional, quase 40% mais mulheres foram eleitas, e a probabilidade de um município eleger ao menos uma mulher aumentou em cerca de 20 pontos percentuais. Por outro lado, a explicação deste fenômeno contraria as hipóteses da literatura: especificamente, mostramos que uma cadeira a mais aumentou apenas o número de candidatos homens concorrendo, o que fragmentou suas votações e os deixou com desempenhos eleitorais piores. Deste modo, mesmo não tendo suas votações afetadas pelo número de cadeiras, mais mulheres acabaram eleitas.

Keywords : representação política de mulheres; estudos de gênero; magnitude eleitoral; municípios brasileiros; câmara de vereadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )