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Os efeitos da economia e da Operação Lava-Jato na popularidade da Presidente Dilma Rousseff no período pré-impedimento

The effects of economy and Operation Car Wash on the popularity of President Dilma Rousseff in the pre-impeachment period

RESUMO

Introdução:

O artigo testa a teoria do voto econômico e o efeito das denúncias de corrupção em processos de impeachment de Presidentes da República. A literatura sobre impedimentos na América Latina indica quatro condições para que ocorra queda presidencial: 1) diretrizes econômicas focadas em políticas de ajuste; 2) envolvimento do mandatário em escândalos de corrupção; 3) falta de apoio político no legislativo nacional; e 4) clima de opinião contra o presidente com a ocorrência de protestos de rua. Buscamos identificar as razões da perda de popularidade de Dilma Rousseff que serviu de pano de fundo para o seu impeachment no Congresso Nacional brasileiro em 2016. Nossa hipótese foi que: a) a avaliação negativa da economia; b) a percepção da economia como um dos três principais problemas do país; e c) a percepção da corrupção como um dos três principais problemas do país influenciaram a reprovação à presidente Dilma Rousseff.

Materiais e Métodos:

Os dados advêm de surveys realizados pelo Instituto Ibope em março, agosto e novembro de 2015. Foram elaborados seis modelos logit ordenados para testar a hipótese.

Resultados:

Foi possível constatar que as três variáveis tiveram impacto na avaliação da presidente Dilma, confirmando a ideia de escudo popular de Aníbal Pérez-Liñán, segundo a qual a insatisfação com o desempenho do mandatário na economia o vulnerabiliza junto à opinião pública quando há denúncias de corrupção.

Discussão:

A perda do escudo popular serve então para encorajar a adesão ao processo de impeachment pelos parlamentares levando assim adiante o processo.

Palavras-chave:
impeachment presidencial; voto econômico; corrupção; opinião pública; Partido dos Trabalhadores (PT)

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