O dinamismo do ambiente competitivo, das exigências dos consumidores, e mesmo das normas e regulamentações, impõe às empresas pressões para melhoria constante da qualidade dos produtos existentes. Assim, a capacidade para conseguir manter os produtos atualizados, frente às exigências do ambiente econômico e tecnológico, tem-se tornado uma importante fonte de vantagem competitiva. O desempenho nessa área depende da capacidade das empresas para gerir o processo de desenvolvimento e de aperfeiçoamento dos produtos e interagir com o mercado e com as fontes de inovação tecnológica. Este trabalho apresenta o conceito de mudança da qualidade de produto, derivado do conceito de inovação tecnológica. Essa mudança se dá em parâmetros e dimensões que compõem a qualidade total do produto, e representa modificações que aumentam o seu valor. É proposto um modelo que serve de referencial para a estruturação e o planejamento das atividades necessárias à mudança da qualidade de produto em uma empresa. Também apresenta um conjunto de proposições para a gestão eficaz e eficiente desse processo de mudança.
qualidade de produto; mudança da qualidade de produto; gestão da mudança