SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Bill of materials' modeling: a proposalTechniques in stated preference for the analysis of hotel service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

FERNANDES, Aguinaldo Aragon  and  COSTA NETO, Pedro Luiz de Oliveira. O significado do tqm e modelos de implementação. Gest. Prod. [online]. 1996, vol.3, n.2, pp. 173-188. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1996000200004.

A partir dos 14 pontos do Dr. Deming, o artigo procura explorar o significado do TQM conforme os seus elementos fundamentais, ou seja, "foco no cliente", "foco no processo", "comprometimento de todos","orientação para resultados", "aprendizagem" e "liderança", mostrando como se relacionam, bem como discutindo o papel de abordagens gerenciais para a sua implementação. São focalizados também os modelos teóricos preconizados para a implementação do TQM, juntamente com abordagens práticas empregadas por várias organizações, em comparação com aqueles modelos. A partir da análise destes modelos discutem-se os fatores críticos da implementação do TQM nas organizações e sugere-se um conjunto de atitudes a serem tomadas pelas empresas brasileiras.

Keywords : qualidade; qualidade total; gestão para a qualidade; modelos de implementação; competição global.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese