SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Realidade virtual e suas aplicações na área de manufatura, treinamento, simulação e desenvolvimento de produto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

BORENSTEIN, Denis. Combinando simulação e sistemas baseados em conhecimento para o projeto de sistemas avançados de manufatura. Gest. Prod. [online]. 1998, vol.5, n.2, pp. 89-103. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1998000200001.

Este trabalho apresenta um sistema inteligente desenvolvido para verificar se uma determinada opção de projeto de um Sistema Avançado de Manufatura (SAM) respeita os objetivos de projeto fixados pelo time de projetistas. Se um problema é encontrado, o sistema começa um ciclo de análise-diagnóstico-recomendação no sentido de diagnosticar a causa do problema, bem como, sugerir possíveis ações no sentido de melhorar a alternativa de projeto em relação ao objetivo não respeitado. Para que este ciclo seja realizado com sucesso, o sistema desenvolvido combina simulação e sistemas baseados em conhecimento, utilizando a experiência e o conhecimento adquiridos por especialistas durante prévios projetos de SAM. Um exemplo ilustra a eficácia do sistema computacional.

Palavras-chave : inteligência artificial; modelagem; projeto de sistemas; sistemas avançados de manufatura; simulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português