SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Combinando simulação e sistemas baseados em conhecimento para o projeto de sistemas avançados de manufaturaBeam search filtrado com inserção de ociosidade na programação de uma máquina em ambiente do tipo jit índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

NETTO, Antonio Valerio; TAHARA, Creusa Sayuri; PORTO, Arthur J. Vieira  e  GONCALVES FILHO, Eduardo Vila. Realidade virtual e suas aplicações na área de manufatura, treinamento, simulação e desenvolvimento de produto. Gest. Prod. [online]. 1998, vol.5, n.2, pp. 104-116. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1998000200002.

A realidade virtual é um ambiente gerado pelo computador em que o usuário tem disponibilidade de controles tridimensionais de maneira altamente interativa, podendo manipular e explorar dados em tempo real. A realidade virtual pode ser aplicada em diversos setores da indústria, desde o planejamento de fábricas, simulação da produção, auxílio na divulgação de produtos, treinamento de funcionários, validação de protótipos. Este artigo visa mostrar a flexibilidade da utilização da realidade virtual dentro das indústrias e dos centros de pesquisas, focando principalmente as áreas relacionadas a manufatura, desenvolvimento de produto e treinamento.

Palavras-chave : realidade virtual; simulação; manufatura virtual; prototipação virtual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português