SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3As bases históricas da gestão da qualidade: a abordagem clássica da administração e seu impacto na moderna gestão da qualidadeUm método simples para o projeto ótimo de gráficos de X índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

GUIMARAES, Tor. Avaliando as intenções do empregado mudar de empresa, antes e após a implantação do TQM. Gest. Prod. [online]. 1998, vol.5, n.3, pp. 187-205. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1998000300003.

Os programas de gerenciamento da qualidade total (TQM - Total Quality Management) têm produzido uma significativa lista de benefícios e continuam acumulando adeptos à sua filosofia. Muitos dos requisitos básicos para uma implementação bem sucedida do TQM estão relacionados a mudanças no trabalho das pessoas na empresa, incluindo: a necessidade de trabalhar em equipe e o incentivo ao gerenciamento participativo, o estimulo à criatividade e ao espírito inovador do empregado, uma apropriada forma de recompensa, a criação de um clima organizacional com comprometimento em todos os níveis, feedback do cliente, um ambiente propício a negociação entre empregado e gerente, o incentivo ao envolvimento e energização do empregado para melhoria das comunicações e agilização da tomada de decisões. Qual é o impacto destes requisitos nas intenções do empregado mudar de empresa? O principal propósito deste estudo foi testar empiricamente várias hipóteses que comparam as intenções do funcionário mudar de empresa, e seus antecedentes, nos momentos anterior e posterior à implantação de um programa de TQM. Para analisar essa diferença, utilizou-se do estudo de 113 empregados de uma empresa, anteriormente a implementação do TQM, e de um conjunto menor de 73 empregados desta mesma empresa depois da implementação. Os resultados indicaram uma significativa melhora na delimitação de funções, na satisfação com o trabalho, no envolvimento com o trabalho, no compromisso com a organização e nas intenções de mudança de empresa do empregado; mas não notou-se uma mudança significativa nos conflitos entre funções, nas características das tarefas e na satisfação com a carreira profissional.

Palavras-chave : gerenciamento de pessoal; gerenciamento de mudanças; TQM; intenções de mudança; satisfação com o trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português