SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3An empirical study of the efficiency in the food sectorInstitutional changes and the performance of the production of soy and corn in Brazil and Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

JANK, Marcos Sawaya; GARBARINO, Primavera  and  NASSAR, André Meloni. Estratégias para o agronegócio no Mercosul ampliado. Gest. Prod. [online]. 1999, vol.6, n.3, pp. 170-184. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X1999000300004.

O objetivo deste trabalho é traçar o perfil do setor agroalimentar do Mercosul ampliado (Mercosul mais Chile e Bolívia), analisando os pontos fortes e fracos do agronegócio do bloco e discutindo as principais tendências na produção agropecuária, na indústria de alimentos, no comércio de bens, nos recursos humanos e físicos, na infra-estrutura e, por fim, nas políticas públicas. O artigo propõe uma agenda estratégica de ações públicas e privadas necessárias para o incremento na competitividade das exportações extra-bloco. Conclui-se que o Mercosul deve perseguir a sua vocação natural de região exportadora de produtos do agronegócio, tendo a constituição de uma base de produção de bens e serviços competitiva e rentável como principal instrumento de ação e o compromisso com eqüidade e sustentabilidade como obrigação moral e ética.

Keywords : agronegócio; Mercosul; competitividade; políticas públicas e privadas; estratégias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese