SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Regression techniques for modeling multivariate data under correlationA systematic approach to policy deployment: concept and application author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

CARPINETTI, Luiz C. R.. Proposta de um modelo conceitual para o desdobramento de melhorias estratégicas. Gest. Prod. [online]. 2000, vol.7, n.1, pp. 29-42. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2000000100003.

Este artigo apresenta uma proposta de um modelo conceitual para o gerenciamento do processo de desdobramento de ações de melhoria por processos de negócio. A partir da expectativa dos clientes e de decisões estratégicas da empresa, o modelo propõe uma sistemática de desdobramento e priorização das ações de melhoria que mais possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos. A proposta apresentada integra vários conceitos e práticas gerenciais como medição de desempenho e benchmarking, e sugere a utilização das matrizes do QFD como instrumento do processo de desdobramento e priorização das melhorias. A apresentação da proposta e o seu detalhamento são precedidos por uma discussão introdutória sobre estratégia de manufatura e gerenciamento da melhoria. Finalmente, algumas considerações são feitas sobre os potenciais benefícios e limitações da proposta.

Keywords : gestão da qualidade; gerenciamento da melhoria; medição de desempenho; processos de negócios; benchmarking; desdobramento da função qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese