SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Reflections on production planning and control (PPC)Cooperative inter-organizational scheduling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

AZEVEDO, Américo L.. A emergência da empresa virtual e os requisitos para os sistemas de informação. Gest. Prod. [online]. 2000, vol.7, n.3, pp. 208-225. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2000000300003.

A vantagem competitiva das empresas passa cada vez mais pelo desenvolvimento de novas estruturas organizacionais, nomeadamente pelo estabelecimento de redes de cooperação com todas as entidades intervenientes na cadeia de fornecimento, e novas metodologias de gestão e planejamento, apoiadas fortemente por tecnologias de informação e de comunicação. Este artigo tem como principal finalidade apresentar o conceito de Empresa Virtual como o paradigma organizacional das empresas emergentes, e explorar a sua estreita relação com as tecnologias de informação e comunicação. Após caracterizar o conceito de Empresa Virtual e de caracterizar o mercado dos sistemas de informação empresarial, é identificado um conjunto de requisitos base para as tecnologias de informação e de comunicação, de suporte a este tipo de organização, nomeadamente para o processo de planejamento e negociação de novas encomendas.

Keywords : empresa virtual; redes de empresas; globalização; ERP; SCM.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese