SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Sub-optimal sequential strategies for aggregate production planning under uncertaintiesShort term planning and scheduling for multipurpose batch chemical plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

BREMER, Carlos Frederico  and  LENZA, Rogério de Paula. Um modelo de referência para gestão da produção em sistemas de produção assembly to order: ato e suas múltiplas aplicações. Gest. Prod. [online]. 2000, vol.7, n.3, pp. 269-282. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2000000300006.

A busca por competitividade nas empresas direciona cada vez mais para uma estrutura orientada a processos de negócios. Diante disso, os modelos de referência tornam-se relevantes, pois é a partir deles que são mapeados e documentados os processos de negócios. Este artigo apresenta um modelo de referência para o processo de negócio de Gestão da Produção, para empresas que montam seus produtos finais sob encomenda. Esse modelo de referência foi desenvolvido pelo Grupo de Logística Integrada do Núcleo de Manufatura Avançada da USP São Carlos. Primeiramente é apresentado o processo de seleção do método de modelagem, diante dos principais métodos existentes. A seguir é apresentado o processo de desenvolvimento do modelo de referência, bem como as principais atividades e informações que o compõem e, finalmente, é feita uma discussão sobre as possibilidades de uso do modelo apresentando e mostrando uma aplicação para ensino.

Keywords : gestão da produção; modelos de referência; processo de negócio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese