SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3A reference model for production management in assembly to order: ato production systems and its multiple applicationsThe relationships between production strategy, TQM (Total Quality Management) and JIT (Just-In-Time): a case study in a automobile company and in two of its suppliers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

LATRE, Luis Gimeno; RODRIGUES, Luiz Carlos Abreu  and  RODRIGUES, Maria Teresa Moreira. Planejamento e programação da produção em plantas multipropósito operando em batelada na indústria química. Gest. Prod. [online]. 2000, vol.7, n.3, pp. 283-304. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2000000300007.

Neste artigo, considera-se o problema de programação da produção a curto prazo em plantas químicas multipropósito operando em batelada, em que a produção da planta é determinada pela demanda a ser atendida. Nesta situação, a capacidade da planta não está bem definida porque depende do mix de produção. Propõe-se uma fase de planejamento que tem como objetivo a determinação do número de bateladas de cada tarefa necessárias para atender a produção, bem como a respectiva janela de tempo de processamento. Estas janelas permitem a análise do carregamento dos processadores e da factibilidade do plano, ou seja, o atendimento das datas de entrega, através de ferramentas desenvolvidas na área de Busca Orientada por Restrições. Esta análise é feita para uma atribuição fixa de tarefas a processadores introduzida pelo usuário. O sistema fornece informações para orientar o usuário na criação de diferentes cenários de atribuição. O resultado da fase de planejamento é formado por um conjunto de janelas de processamento que diminuem sensivelmente a dimensão do problema de programação da produção, como é discutido para duas abordagens: programação mista (Mixed Integer Linear Programming - MILP) e Simulated Annealing.

Keywords : plantas multipropósito; planejamento e programação da produção a curto prazo; propagação de restrições.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese