SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Total tardiness minimization in a flowshop with blocking in-process using tabu searchBalancing and rebalancing of assembly lines operated by self-managed work groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

BUZZO, Walther Rogério  and  MOCCELLIN, João Vitor. Programação da produção em sistemas flow shop utilizando um método heurístico híbrido algoritmo genético-simulated annealing. Gest. Prod. [online]. 2000, vol.7, n.3, pp. 364-377. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2000000300012.

Este artigo trata do problema de programação de tarefas flow shop permutacional. Diversos métodos heurísticos têm sido propostos para tal problema, sendo que um dos tipos de método consiste em melhorar soluções iniciais a partir de procedimentos de busca no espaço de soluções, tais como Algoritmo Genético (AG) e Simulated Annealing (SA). Uma idéia interessante que tem despertado gradativa atenção refere-se ao desenvolvimento de métodos heurísticos híbridos utilizando Algoritmo Genético e Simulated Annealing. Assim, o objetivo é combinar as técnicas de tal forma que o procedimento resultante seja mais eficaz do que qualquer um dos seus componentes isoladamente. Neste artigo é apresentado um método heurístico híbrido Algoritmo Genético-Simulated Annealing para minimizar a duração total da programação flow shop permutacional. Com o propósito de avaliar a eficácia da hibridização, o método híbrido é comparado com métodos puros AG e SA. Os resultados obtidos a partir de uma experimentação computacional são apresentados.

Keywords : programação da produção; flow shop permutacional; metaheurísticas híbridas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese