SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Integração de modelos de localização a sistemas de informações geográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

CALARGE, Felipe Araújo  e  LIMA, Paulo Corrêa. Da abordagem do TQM (Total Quality Management) Ao GQM (Global Quality Management): a inserção e utilização da metodologia do projeto axiomático no desenvolvimento de modelos de gestão sistêmica da qualidade. Gest. Prod. [online]. 2001, vol.8, n.2, pp. 196-213. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2001000200007.

A palavra qualidade tem sido nos últimos anos sinônimo de sucesso ou fracasso em muitas empresas, sendo que esta situação resulta de como estas empresas compreendem os conceitos de qualidade. O desenvolvimento destes conceitos tem feito com que a qualidade deixe de ser simplesmente um meio de controle de produtos e processos, a fim de se desenvolver uma abordagem sistêmica de gestão da qualidade para toda a organização. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de um modelo de gestão sistêmica da qualidade orientado pelas necessidades e atributos do cliente de uma empresa. No desenvolvimento deste trabalho é utilizado a abordagem do Projeto Axiomático, estabelecida em função de axiomas, corolários e teoremas, com o objetivo de implementar "boas práticas de projeto" na construção do modelo de gestão sistêmica da qualidade.

Palavras-chave : gestão da qualidade; abordagem sistêmica; projeto axiomático; gestão sistêmica da qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português