SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Empowerment: implementation cycle, dimensions and typologyFinancialisation and the coupon pool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

PAULILLO, Luiz Fernando. Rede de relações e poder de negociação: uma análise do caso citrícola brasileiro. Gest. Prod. [online]. 2001, vol.8, n.3, pp. 250-270. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2001000300004.

Este artigo analisa a rede agroindustrial citrícola no Brasil, tendo como unidade de análise o poder de negociação dos atores individuais e coletivos envolvidos. Assim, pode-se compreender a evolução das relações em rede da agroindústria citrícola a partir dos recursos de poder de seus atores individuais (recursos constitucionais, jurídicos, organizacionais, financeiros e de informação) e das capacidades de representação e de aglutinação de seus atores coletivos. O caso estudado apresenta uma contribuição relevante para toda uma linha teórica do neo-institucionalismo normativo, no qual a organização é tratada como uma arena de interesses e valores conflitantes, marcada pelo caráter relacional do poder como recurso ou capacidade distribuídos diferentemente que, quando empregado com o devido grau de habilidade estratégica e tática pelos atores, produz e reproduz relações hierarquicamente estruturadas de autonomia e dependência.

Keywords : instituições; governança; redes; poder de negociação; agroindústria; citrus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese