As premissas comumente consideradas nos modelos de estoques - aderência da demanda no lead-time de suprimento à Distribuição Normal, média e desvio-padrão conhecidos e lead-time de suprimento discreto - são freqüentemente irrealistas e podem implicar substanciais distorções na gestão dos estoques de novos produtos, sobretudo nos custos totais e nos indicadores de nível de serviço. Considerando que as empresas simultaneamente estocam os novos produtos e aprendem ao longo do tempo sobre as características da distribuição da demanda no lead-time de suprimento, é desenvolvida nesse artigo a solução do modelo (Q,r) - tamanho de lote e ponto de pedido - para o caso da demanda e do lead-time de suprimento com Distribuição Uniforme. Por ser definida por meio de dois parâmetros mais intuitivos que a média e o desvio-padrão - máximo e mínimo - e representar situações em que qualquer resultado tem igual probabilidade de ocorrência, a premissa da Distribuição Uniforme pode constituir uma primeira abordagem prática para a gestão de estoques de novos produtos.
gestão de estoques; novos produtos; modelo (Q,r); Distribuição Uniforme; análise de iniciativas gerenciais