SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Efeitos da adoção da tecnologia sobre a capacidade para customização em massa em empresas com escopos de mercado amplos e focalizadosInter-relações entre Estratégia de Operações e Gestão da Cadeia de Suprimentos: estudos de caso no segmento de motores para automóveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530Xversão On-line ISSN 1806-9649

Resumo

SCAVARDA, Luiz Felipe; BARBOSA, Tiago Peixoto Wermelinger  e  HAMACHER, Sílvio. Comparação entre as tendências e estratégias da indústria automotiva no Brasil e na Europa. Gest. Prod. [online]. 2005, vol.12, n.3, pp.361-375. ISSN 0104-530X.  https://doi.org/10.1590/S0104-530X2005000300007.

A indústria automotiva está passando por transformações que vêm provocando a diversificação e segmentação do mercado, a redução do ciclo de vida de modelos de veículos e a oferta de variedades de atributos desses modelos para os clientes. Este artigo tem por objetivos analisar essas tendências e avaliar as principais estratégias desenvolvidas e implementadas pelas montadoras de veículos nos mercados brasileiro e europeu, para fazer face a estas tendências. Os resultados obtidos no Brasil pelos autores deste artigo foram analisados tendo como base a metodologia científica adotada em uma pesquisa similar desenvolvida na Europa. Os resultados mostram como as estratégias de plataformas, de configuração tardia e de pacotes de opcionais estão sendo implementadas pelas montadoras, permitindo uma comparação entre os dois mercados examinados.

Palavras-chave : indústria automotiva; variedade de atributos; plataformas; modularização; configuração tardia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons