Acessibilidade / Reportar erro

Estratégia e estrutura: em busca do alinhamento organizacional em um clube social esportivo

Strategy and structure: the quest for organizational alignment in a social sports club

A literatura descreve tipologias de formas organizações, que podem ser divididas em organização baseada em trabalho e organização baseada em conhecimento. A forma de representação mais utilizada é o organograma. Contudo, esta forma de representação não consegue ilustrar adequadamente a dinâmica de funcionamento da organização, sobretudo em organizações em que o conhecimento e a experiência são os ativos-chave. Com o objetivo de investigar o processo de alinhamento entre estratégia e estrutura, a abordagem metodológica adotada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada ao longo de 6 meses, no período dos anos 2003 e 2004, em um clube situado na cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa um grupo de 12 gerentes, 10 supervisores, 9 coordenadores e 5 dos principais diretores. Este artigo mostra como um clube de atividades sociais, culturais e esportivas projetou sua estrutura organizacional alinhada à formação de competências e às suas dinâmicas de funcionamento, para operar com características de uma organização baseada em conhecimento. A nova forma de representação da estrutura organizacional, denominada organigraph, ajudou o clube a explicitar a estratégia emergente, para operar em um mercado competitivo turbulento e implementá-la como regra simples a ser seguida por todos. Além disto, é apresentado um modelo de avaliação do desempenho derivado de um organigraph.

estratégia em serviços; formação de competências; estruturas organizacionais; organigraph


Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br