SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Manufacturing planning and control practices: a survey research on the Brazilian automotive supply chainA model for spare parts stock management using Markov chains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

SANTOS, Adriana Barbosa  and  MARTINS, Manoel Fernando. Modelo de referência para estruturar o Seis Sigma nas organizações. Gest. Prod. [online]. 2008, vol.15, n.1, pp. 43-56. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2008000100006.

Este artigo apresenta o modelo de referência para estruturar o Seis Sigma, o qual é resultante da incorporação de teorias que contribuem para aumentar o potencial estratégico do Seis Sigma no sentido de incrementar o desempenho organizacional. Em sua proposta, o modelo de referência engloba um direcionamento sobre certos requisitos primordiais para o sucesso do programa Seis Sigma. A base teórica de sustentação do modelo de referência foi construída a partir de estudos sobre a influência dos seguintes fatores: orientação estratégica e alinhamento estratégico; medição e gerenciamento do desempenho organizacional; uso de estatística (pensamento estatístico); capacitação/especialização de pessoas; implementação e gerenciamento de projetos; e uso de tecnologia de informação. Complementando a proposição do modelo, o artigo traz evidências empíricas acerca da contribuição dos fatores identificados na formulação do modelo de referência, expondo resultados decorrentes de estudos de caso realizados em quatro subsidiárias brasileiras de multinacionais de grande porte. A análise dos dados forneceu evidências positivas de que os fatores mencionados influenciam de forma efetiva o sucesso e a consolidação do Seis Sigma nas empresas estudadas.

Keywords : Seis Sigma; Qualidade; Alinhamento estratégico; Medição de desempenho; DMAIC; Pensamento estatístico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese