SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Technological appropriation model: the red brick industry caseThe bullwhip effect in the supply chain - indicator proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

VIEIRA, José Geraldo Vidal; YOSHIZAKI, Hugo Tsugunobu Yoshida  and  HO, Linda Lee. Um estudo sobre colaboração logística entre indústria de bens de consumo e redes de varejo supermercadista. Gest. Prod. [online]. 2009, vol.16, n.4, pp. 556-570. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2009000400006.

Este artigo visa conhecer o estado de colaboração em logística entre indústrias fornecedoras e redes de supermercados do Brasil, por meio do estudo da relação entre os elementos de colaboração e os elementos de desempenho logístico e de custos de transação identificados na relação de parceria. A metodologia é composta por uma análise qualitativa (por meio de observação participativa) e quantitativa, composta por uma amostra de 125 representantes dos fornecedores de 87 fabricantes de bens de consumo. Foram avaliadas as quatro maiores redes supermercadistas atuantes no país. Por meio de testes estatísticos e modelos de regressão, os resultados mostraram que alguns elementos de colaboração influenciam positivamente o desempenho logístico dos fornecedores, principalmente tratando-se de desempenho logístico diferenciado (entregas urgentes e em períodos de demanda alta). A integração interpessoal é a que mais contribui para a maior intensidade de colaboração, seguida da integração estratégica e integração tática. A maior intensidade de integração estratégica e de ações conjuntas (relacionadas aos elementos de integração tática) contribui para a diminuição de incertezas entre os participantes e essas ações conjuntas contribuem para o aumento do investimento em ativos específicos.

Keywords : Elementos de colaboração; Desempenho logístico; Custos de transação; Varejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese