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Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso

Rating methodology in agricultural cooperatives: a case study

A partir do início da década de 90, ocorreram diversas mudanças no ambiente institucional do cooperativismo brasileiro, em função dos problemas macroeconômicos que elevaram a alavancagem e a necessidade de as cooperativas obterem recursos financeiros junto a terceiros. Essa situação se intensificou nos últimos anos para manter a competitividade das organizações cooperativas no mercado. Em função da importância desse novo cenário, procurou-se estudar mecanismos de sinalização, com o objetivo de reduzir a assimetria de informações entre o mercado e os gestores das cooperativas. Assim, este trabalho desenvolve uma metodologia de rating para ser aplicada em cooperativas agropecuárias de forma a reduzir os problemas de seleção adversa e risco moral (moral hazard), que geram ineficiência no relacionamento entre essas organizações e o mercado financeiro; objetiva-se, também, averiguar a sua aplicabilidade, por meio de um estudo de caso. A partir dos resultados alcançados, é possível concluir que a metodologia é aplicável e que o sinalizador gerado, bem como as avaliações e os pesos, deveriam ser discutidos em comitês de rating, a exemplo do que é feito pelas agências especializadas. Como consideração final, é sugerida uma agenda de novas aplicações da metodologia para testá-la junto a outras organizações, de forma a consolidá-la como um sinalizador a ser usado pelo mercado e pelo sistema cooperativo.

Cooperativas; Rating; Auditoria; Risco


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