SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4An analysis of aspects related to the development and adoption of free open source Enterprise Resources PlanningPotential for implantation of cleaner production in local production systems: the jewelry cluster of São José do Rio Preto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

MELLO, Fabiana Ortiz Tanoue de  and  PAULILLO, Luiz Fernando. Análise do alinhamento entre os atributos das transações e as formas de governanças empregadas na citricultura. Gest. Prod. [online]. 2009, vol.16, n.4, pp. 679-690. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2009000400015.

Na Citricultura, o produtor coordena suas transações de venda de laranja para os agentes dos canais de distribuição, empregando diferentes estruturas de governança. Nas vendas para os barracões, intermediários, varejistas e mercado institucional, ele realiza transações baseadas no mercado spot. Já nas negociações com a indústria processadora de suco, predominam os arranjos contratuais. Há produtores, ainda, que assumem a função dos canais de distribuição, integrando a venda da fruta in natura para o consumidor final (hierarquia). O objetivo deste trabalho é analisar as transações realizadas pelos citricultores segundo os atributos propostos por Williamson (1985; 1991), no âmbito da Economia dos Custos de Transação (frequência, incerteza e especificidade de ativos), e verificar se as formas de coordenação empregadas para coordenar essas transações estão alinhadas a esses atributos. O trabalho concluiu pela existência desse alinhamento e, consequentemente, que não há inabilidade por parte dos citricultores e membros dos canais de distribuição da laranja para mensurar as dimensões das transações e para identificar a solução mais eficiente em termos de governança, ou seja, aquela que minimiza os custos de transação.

Keywords : Sistema agroindustrial citrícola; Estruturas de governança; Custo de transação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese