SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Financial logics and the Brazilian aviation marketInstrument for identifying consumer needs in the design development process: the case of an automobile design author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

LOPES, Maíra Bacha; SILVA, Andrea Lago da  and  PAULILLO, Luiz Fernando. Características das transações do etanol carburante entre distribuidoras e revendedores. Gest. Prod. [online]. 2011, vol.18, n.2, pp. 325-336. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2011000200008.

O advento dos carros bicombustíveis no Brasil e a necessidade de uma fonte de energia alternativa ao petróleo acarretaram uma nova configuração no processo de distribuição do etanol. Essas mudanças trouxeram oportunidades para as empresas sucroalcooleiras do país e abriram diferentes horizontes para o desenvolvimento de canais de distribuição desse combustível nos âmbitos nacional e internacional. O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como ocorrem as transações na relação entre as distribuidoras e os postos revendedores que compõem os canais de distribuição de etanol carburante. Na revisão de literatura, optou-se pelos conhecimentos da economia dos custos de transação, de modo a sustentar as variáveis utilizadas na análise (especificidades do negócio, frequências e riscos das transações). Na parte empírica, foram elaborados estudos de casos múltiplos, a partir de entrevistas pessoais realizadas em nove empresas (distribuidoras e postos revendedores) do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que as especificidades mais importantes do negócio de uma distribuidora de combustíveis estão ligadas às especificidades físicas, de local e de marca. As principais especificidades relacionadas aos postos revendedores são iguais às identificadas nas distribuidoras, apresentando diferenças somente nas especificidades locacionais e físicas. Na relação entre esses agentes, destacam-se as formas de governança de mercado spot e contratual.

Keywords : Etanol carburante; Custos de transação; Governança; Distribuidoras; Postos revendedores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese