SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Communication level and determinant factors of corporative social responsibility disclosure: a qualitative and quantitative study of companies listed in BovespaA survey on detailed production scheduling in manufacturing plants in São Paulo, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530X

Resumen

GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez  y  MARTINS, Manoel Fernando. Melhoria contínua e aprendizagem organizacional: múltiplos casos em empresas do setor automobilístico. Gest. Prod. [online]. 2011, vol.18, n.3, pp. 473-486. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2011000300003.

A acirrada competição, ressaltada pela disputa globalizada, exige que as organizações estabeleçam inovações cada vez mais frequentes e rápidas a fim de atender às mudanças tecnológicas, econômicas e políticas que a sociedade atravessa. Neste contexto, a melhoria contínua dos produtos e processos produtivos é necessária para manter a empresa competitiva, entretanto, muitas destas iniciativas fracassam dentro das organizações. Com o objetivo de analisar como os mecanismos de aprendizagem sustentam as atividades de melhoria, é realizada uma pesquisa de campo, baseada no estudo de caso em três empresas do setor automobilístico. O artigo conclui que, além de implantar programas e ferramentas para resolução de problemas, as organizações precisam desenvolver ambientes que estimulem a aprendizagem e a cooperação entre seus indivíduos, trabalhando no desenvolvimento dos recursos humanos para que as iniciativas de melhoria sejam, de fato, contínuas.

Palabras llave : Melhoria contínua; Aprendizagem organizacional; Cultura organizacional; Setor automobilístico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués