SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Development of a scale to measure the entrepreneurial potential using the Item Response Theory (IRT)Demand management on supply chains: more than sales forecast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

SANTOS, Luciano Costa; GOHR, Cláudia Fabiana  and  VARVAKIS, Gregorio. Um método para identificação e análise de competências e recursos estratégicos das operações de serviços. Gest. Prod. [online]. 2011, vol.18, n.4, pp. 791-808. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2011000400008.

A identificação e a análise de competências e recursos das operações é uma atividade que tem sido frequentemente negligenciada no processo de formulação da estratégia de produção. Reconhecendo a importância dessa atividade, este artigo apresenta uma metodologia que se propõe a incorporar a visão baseada em recursos na estratégia de operações de serviços. Para verificar sua aplicabilidade, a metodologia proposta foi testada em uma academia de ginástica, um típico sistema de operações de serviços que apresenta recursos e processos peculiares. A pesquisa de campo ocorreu segundo a abordagem da pesquisa-ação, na qual um dos autores deste artigo exerceu o papel de facilitador no processo de intervenção organizacional. Os resultados da aplicação sinalizaram para os gerentes da academia os recursos e as competências que deveriam ser priorizados para a manutenção da vantagem competitiva da empresa. Por outro lado, ficou claro para os pesquisadores que o modelo proposto era factível, fácil de usar e útil, além de cumprir seu papel de integrar a visão orientada pelo mercado com a visão baseada em recursos no complexo processo de formulação da estratégia de operações.

Keywords : Competências e recursos; Estratégia de operações; Operações de serviços.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese