SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Food safety and management of local public policy network: a comparative analysis of the cities of Campinas, Araraquara, and CatanduvaThe art of saying "no": the role of front office attendants in building a service relationship in a healthcare assistance private service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

BIAZZI, Monica Rottmann de; MUSCAT, Antonio Rafael Namur  and  BIAZZI, Jorge Luiz de. Modelo de aperfeiçoamento de processos em instituições públicas de ensino superior. Gest. Prod. [online]. 2011, vol.18, n.4, pp. 869-880. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2011000400013.

Ao longo das últimas duas décadas, o setor público viu-se sob maior pressão para melhorar seu desempenho e demonstrar maior transparência e avaliação de resultados. Historicamente, o setor público brasileiro apresenta uma estrutura departamental e burocrática, o que dificulta a coordenação das atividades e diminui a eficiência e a eficácia de seus serviços. Diante desta realidade, algumas instituições brasileiras do setor público vêm buscando melhorias em sua forma de operar. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo propor um modelo de aperfeiçoamento de processos administrativos para Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) brasileiras, baseado em estudo de múltiplos casos. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Considerando que na literatura existem poucos relatos sobre aperfeiçoamento de processos no setor público brasileiro, os resultados obtidos neste trabalho consistem em contribuição para a teoria, uma vez que abrangem fatores específicos do setor público e sua influência sobre programas de melhoria. Além disso, diante da grande necessidade de melhoria dos processos do setor, a descrição dos casos e a análise de seus resultados apresentam aplicação prática, uma vez que proporcionam uma base para trabalhos futuros.

Keywords : Aperfeiçoamento de processos; Processos administrativos; Setor público; Educação de nível superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese