SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A new heuristic for the minimization of tool switches problem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530X

Resumen

SILVA, Éverton Maurer da; RODRIGUES, Luis Henrique  y  LACERDA, Daniel Pacheco. Aplicabilidade da corrente crítica da teoria das restrições no gerenciamento de projetos executivos de engenharia: um estudo de caso em uma refinaria de petróleo. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.1, pp. 1-16. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100001.

Este trabalho tem o objetivo de avaliar a aplicabilidade do método da Corrente Crítica da Teoria das Restrições no gerenciamento de projetos executivos de engenharia em uma refinaria de petróleo. Um problema que necessita de maiores estudos é o ambiente multiprojetos com equipes compartilhadas. Tanto para os modelos clássicos de gestão de projetos, quanto para abordagens alternativas, como a Corrente Crítica, o ambiente multiprojetos apresenta desafios particulares. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender e analisar esse ambiente específico do ponto de vista da Teoria das Restrições. A partir dessa análise se propõe uma sistemática para a implementação da Corrente Crítica nesse ambiente multiprojeto, em particular. O trabalho respeitou os procedimentos recomendados para uma pesquisa qualitativa, especificamente os relativos ao estudo de caso. Os resultados obtidos foram promissores, pois reforçam a necessidade de maiores estudos sobre o gerenciamento de projetos no referido ambiente. Além disso, a proposta de uma sistemática de implementação da Corrente Crítica nesse tipo de ambiente se mostrou apropriada, embora requeira adequações e apresente algumas limitações.

Palabras llave : Gerenciamento de projetos; Teoria das restrições; Corrente crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués