SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1A new heuristic for the minimization of tool switches problemLead time reduction and improved tardiness performance in small and medium sized Make-to-Order Companies: the Workload Control (WLC) approach, a solution for Production Planning and Control (PPC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

SOUZA, Luciano Pereira de; FARIA NETO, Antonio  and  MUNIZ JR., Jorge. Análise crítica do processo de auditoria de sistema de gestão da qualidade no setor aeroespacial. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.1, pp. 31-41. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100003.

A auditoria de sistema de gestão da qualidade é utilizada pelas organizações para melhorar o seu desempenho por meio de avaliações sistemáticas dos processos. Ao mesmo tempo, a atividade de auditoria vem sendo questionada quanto à sua capacidade de promover essa melhoria. Diante deste cenário, este artigo objetiva analisar fatores que afetam o processo de auditoria de certificação do sistema de gestão da qualidade, de modo a indicar oportunidades de melhoria das auditorias. A pesquisa é delimitada a auditorias no setor aeroespacial, que são orientadas pela NBR 15100. Foi realizada uma survey com auditores experientes nos anos de 2009 e 2010. São identificados fatores como comunicação, seleção da equipe, conhecimento do setor e os resultados mostram a existência de discrepâncias consideráveis entre o nível de "importância" e de "aplicação" desses fatores nas organizações auditadas.

Keywords : Sistema de gestão da qualidade; Certificação; Auditoria; Setor aerospacial; NBR 15100.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese