SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Lead time reduction and improved tardiness performance in small and medium sized Make-to-Order Companies: the Workload Control (WLC) approach, a solution for Production Planning and Control (PPC)Digital human simulation for ergonomic workplace design: comparative study of cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

LACERDA, Rogério Tadeu de Oliveira; ENSSLIN, Leonardo  and  ENSSLIN, Sandra Rolim. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.1, pp. 59-78. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100005.

Motivado por uma pesquisa que visa estudar como a avaliação de desempenho pode ser utilizada para apoiar a estratégia empresarial, o presente trabalho visa apresentar um processo para selecionar artigos relevantes sobre o tema, publicados entre os anos 2000 e 2010,  a fim de compor o cerne de um referencial bibliográfico sobre o tema em questão. O processo possibilitou identificar 41 artigos relevantes e alinhados com o tema de pesquisa em uma base de dados internacional. Além da seleção de artigos, o presente trabalho realiza uma análise bibliométrica desse portfólio e descreve estatisticamente, para o portfólio selecionado, os artigos mais relevantes, os autores e os periódicos que mais publicaram sobre o tema de avaliação de desempenho em uma perspectiva estratégica. Com os resultados, acadêmicos e praticantes podem desenvolver seus arcabouços teóricos sobre artigos, autores e periódicos que mais se destacam nessa área de pesquisa de avaliação de desempenho e estratégia organizacional.

Keywords : Avaliação de desempenho; Estratégia; Decisão; Bibliometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese