SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Digital human simulation for ergonomic workplace design: comparative study of casesExploring new product development practices in small and medium enterprises in the medical device industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

ROMEIRO FILHO, Eduardo. Uma abordagem centrada no usuário para o projeto de máquinas agrícolas de tração animal. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.1, pp. 93-102. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100007.

Este artigo apresenta um estudo realizado como parte do projeto de uma semeadora-adubadora à tração animal, utilizando princípios relacionados a disciplinas como Usabilidade, Ergonomia e Antropotecnologia, dentro de uma perspectiva de Design para Sustentabilidade (DfS) e desenvolvimento de produtos adequados à Base da Pirâmide (BoP). O estudo forneceu subsídios para uma série de alterações a serem introduzidas no equipamento, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho em pequenas propriedades de agricultura familiar. A partir desta abordagem na análise de um implemento existente, são sugeridas formas de adequação do produto e apresentada uma proposta para uma nova semeadora-adubadora à tração animal.

Keywords : Ergonomia; Antropotecnologia; Semeadora-adubadora à tração animal; Projeto do produto; Design para sustentabilidade; Design para a base da pirâmide.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese