SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Digital human simulation for ergonomic workplace design: comparative study of casesExploring new product development practices in small and medium enterprises in the medical device industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

ROMEIRO FILHO, Eduardo. Uma abordagem centrada no usuário para o projeto de máquinas agrícolas de tração animal. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.1, pp. 93-102. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100007.

Este artigo apresenta um estudo realizado como parte do projeto de uma semeadora-adubadora à tração animal, utilizando princípios relacionados a disciplinas como Usabilidade, Ergonomia e Antropotecnologia, dentro de uma perspectiva de Design para Sustentabilidade (DfS) e desenvolvimento de produtos adequados à Base da Pirâmide (BoP). O estudo forneceu subsídios para uma série de alterações a serem introduzidas no equipamento, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho em pequenas propriedades de agricultura familiar. A partir desta abordagem na análise de um implemento existente, são sugeridas formas de adequação do produto e apresentada uma proposta para uma nova semeadora-adubadora à tração animal.

Keywords : Ergonomia; Antropotecnologia; Semeadora-adubadora à tração animal; Projeto do produto; Design para sustentabilidade; Design para a base da pirâmide.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese