SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Combining geographic information systems for transportation and mixed integer linear programming in location-allocation problemsConsultancy for small and medium enterprises: structure and organization of brazilian consulting services índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gestão & Produção

versión impresa ISSN 0104-530X

Resumen

RUPPENTHAL, Janis Elisa  y  CIMADON, José Eduardo. O processo empreendedor em empresas criadas por necessidade. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.1, pp. 137-149. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100010.

O ofício de criar empresas é inerente aos empreendedores. Quando a motivação é a necessidade, o risco de insucessos aumenta muito. Nesse trabalho, busca-se conhecer, compreender e compartilhar os aprendizados de um grupo de empreendedores que passaram por essa situação e obtiveram sucesso. A partir do ponto de vista teórico dos autores que tratam do pragmatismo dos processos empreendedoriais, o estudo de caso buscou, no decurso das entrevistas com os empresários, a relação entre as teorias e práticas. Instituída a relação, sugere-se um modelo de atuação empreendedora que possa orientar outros empresários em situação semelhante. Ao final, observou-se que ter seu próprio negócio os motivou e a atenção aos feedbacks os estimulou para as mudanças. O elevado grau de coerência entre o empreendedor, seu negócio e o ambiente favoreceram a situação. Enquanto desenvolviam experiências empreendedoriais, essas pessoas, influenciadas por diferentes modos de atuação, alteraram os seus, levando-as a desenvolver o processo empreendedor. Diante disso, pode-se dizer que suas atitudes catalisaram as mudanças, caracterizadas pelo elevado grau de assertividade.

Palabras llave : Empreendedorismo; Criação de empresas por necessidade; Processo empreendedor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués