SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Academic research published in the Management & Production Journal (G&P, 1999-2010): trends and future research directionsAn evaluation of the volatility of soybeans prices in the international market using high frequency data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

LOPES, Ana Paula Vilas Boas Viveiros  and  CARVALHO, Marly Monteiro de. Evolução da literatura de inovação em relações de cooperação: um estudo bibliométrico num período de vinte anos. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.1, pp. 203-217. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100014.

Uma das principais características das relações de interação em busca de cooperação consiste na busca de novas formas de gestão produtiva e administrativa, condicionadas pela pressão por inovação. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da literatura, entre os anos de 1991 e 2010, sobre os temas inovação e cooperação. Para isso, os autores utilizaram o método de estudo bibliométrico e análise qualitativa de alguns dos trabalhos e referências. Foi realizada uma busca na base de dados ISI Web of Knowledge (Web of Science) com os tópicos relacionados à inovação e cooperação. Com base na análise das palavras-chave que mais apareceram nos artigos da amostra e na nomenclatura utilizada pela base de dados para codificar as áreas, foram identificadas as oito áreas que mais se relacionaram com a temática de pesquisa, sendo elas capacidade de absorção (absorptive capacity), alianças estratégicas, conhecimento, desempenho, gestão, inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento, desenvolvimento de novos produtos e redes. Verificou-se que as publicações concentraram-se em apenas 17 periódicos, sendo que os quatro que mais publicaram foram: International Journal of Production Research, International Journal of Technology Management, Management Science e Technovation. As publicações cresceram a partir de 2000, com um pico em 2008. A crescente necessidade de interação entre entidades e de inovação, por meio da combinação de recursos internos e externos, justificam a análise da evolução da literatura.

Keywords : Inovação; Cooperação; Colaboração; Parceria; Aliança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese