SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Manufacturing knowledge managementAn optimization model for the operations of steam production in industrial boilers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

SIMPLICIO, Jalimar Guimarães; LEMME, Celso Funcia  and  LEAL, Ricardo Pereira Câmara. Teoria de carteiras na seleção de projetos de investimento em petróleo. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 265-272. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200003.

O objetivo deste artigo é comparar a seleção de projetos de investimento segundo a fronteira eficiente no espaço média-variância com base em modelos de otimização introduzidos por Markowitz (1952) com o método do ordenamento de projetos segundo o índice de lucratividade (IL). A seleção de ativos reais pelas empresas não incorporou o procedimento de otimização de média-variância da mesma forma que na seleção de ativos financeiros para carteiras de investimento. O processo de seleção e formação de carteiras de projetos de investimento pela área de petróleo de uma empresa do setor de energia foi analisado. Carteiras de projetos constituídas de acordo com a prática usual da empresa de ordenamento pelo IL foram comparadas com as que resultariam da aplicação da otimização de média-variância por meio da simulação de Monte Carlo, que possibilita o cálculo de retornos médios, variâncias e covariâncias do conjunto de projetos considerado. A ineficiência das carteiras de projetos obtidas pela ordenação segundo o IL em relação às obtidas pelo método de Markowitz sugere que há oportunidades para aperfeiçoar o processo de seleção do conjunto de projetos que serão executados pelas empresas.

Keywords : ativos reais; carteira de projetos; finanças corporativas; avaliação econômica de projetos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English