SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Manufacturing knowledge managementAn optimization model for the operations of steam production in industrial boilers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

SIMPLICIO, Jalimar Guimarães; LEMME, Celso Funcia  and  LEAL, Ricardo Pereira Câmara. Teoria de carteiras na seleção de projetos de investimento em petróleo. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 265-272. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200003.

O objetivo deste artigo é comparar a seleção de projetos de investimento segundo a fronteira eficiente no espaço média-variância com base em modelos de otimização introduzidos por Markowitz (1952) com o método do ordenamento de projetos segundo o índice de lucratividade (IL). A seleção de ativos reais pelas empresas não incorporou o procedimento de otimização de média-variância da mesma forma que na seleção de ativos financeiros para carteiras de investimento. O processo de seleção e formação de carteiras de projetos de investimento pela área de petróleo de uma empresa do setor de energia foi analisado. Carteiras de projetos constituídas de acordo com a prática usual da empresa de ordenamento pelo IL foram comparadas com as que resultariam da aplicação da otimização de média-variância por meio da simulação de Monte Carlo, que possibilita o cálculo de retornos médios, variâncias e covariâncias do conjunto de projetos considerado. A ineficiência das carteiras de projetos obtidas pela ordenação segundo o IL em relação às obtidas pelo método de Markowitz sugere que há oportunidades para aperfeiçoar o processo de seleção do conjunto de projetos que serão executados pelas empresas.

Keywords : ativos reais; carteira de projetos; finanças corporativas; avaliação econômica de projetos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English