SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Teoria de carteiras na seleção de projetos de investimento em petróleoAvaliação do nível de satisfação de alunos de uma instituição de ensino superior: uma aplicação da teoria da resposta ao item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

ROCCO, Cleber Damião  e  MORABITO, Reinaldo. Um modelo de otimização para as operações de produção de vapor em caldeiras industriais. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 273-286. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200004.

Apresenta-se neste trabalho um modelo de programação linear inteira mista para apoiar algumas das principais decisões na operação de produção de vapor em caldeiras industriais. O modelo contempla as decisões de gerenciamento dos combustíveis: compra nos fornecedores, transporte para a fábrica e níveis dos estoques, assim como determina o modo de funcionamento das caldeiras: momentos de acionamento (start-up), regime de aquecimento (warm-up) e desligamento dos equipamentos (shutdown), e em quais deles haverá produção de vapor. Os ajustes e a validação do modelo ocorreram por meio de um estudo de caso realizado em uma indústria de alimentos de grande porte. Diante dos bons resultados obtidos com a aplicação do modelo e da ausência de protocolos ou ferramentas de otimização para apoiar as decisões no sistema estudado, o modelo proposto apresenta-se como uma alternativa viável para apoiar algumas das principais decisões no sistema de produção de vapor em caldeiras industriais.

Palavras-chave : programação de caldeiras; produção de vapor; indústria de alimentos; programação linear inteira mista; programação da produção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês