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Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

BORTOLOTTI, Silvana Ligia Vincenzi et al. Avaliação do nível de satisfação de alunos de uma instituição de ensino superior: uma aplicação da teoria da resposta ao item. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 287-302. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200005.

O tema deste trabalho é a utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) como ferramenta de avaliação de aspectos organizacionais específicos. O objetivo é aplicar um modelo cumulativo da TRI para criar uma medida de satisfação de alunos com seus cursos, avaliando também a satisfação no ensino e criando uma escala de medida. Muito utilizada nas áreas educacional e psicológica, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma abordagem utilizada para avaliação de traço latente e fornece informações adicionais além daquelas obtidas a partir de técnicas psicométricas clássicas. Neste estudo, foi utilizado o Modelo de Resposta Gradual de Samejima. Um instrumento foi aplicado a 525 alunos e gerou-se uma escala para mensurar a satisfação com seus cursos. Os resultados obtidos demonstram a eficácia da teoria na obtenção da medida de satisfação, uma vez que coloca tanto os itens como os indivíduos numa mesma escala. Também se concluiu que esta teoria pode ser valiosa na avaliação da satisfação do consumidor e de vários outros fenômenos organizacionais. Seus resultados podem auxiliar o tomador de decisão do empreendimento para a retificação de fluxos, processos e procedimentos, assim como para a geração de incremento de eficiência e eficácia nos eventos empresariais. Por fim, as informações obtidas das análises podem atuar na elaboração e/ou avaliação do planejamento institucional, principalmente nas elaborações de objetivos, ações e metas institucionais .

Palavras-chave : gestão; medida do nível de satisfação; teoria de resposta ao item; tomada de decisão.

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