SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Avaliação do nível de satisfação de alunos de uma instituição de ensino superior: uma aplicação da teoria da resposta ao itemUm algoritmo de busca tabu para o carregamento de contêineres com caixas idênticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gestão & Produção

versão impressa ISSN 0104-530X

Resumo

ZAMCOPE, Fábio Cristiano; ENSSLIN, Leonardo  e  ENSSLIN, Sandra Rolim. Construção de um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa: um estudo de caso na indústria têxtil. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 303-321. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200006.

Devido à crescente pressão para que as empresas sejam mais responsáveis e transparentes em suas ações, os stakeholders estão sendo atendidos em suas demandas por informações que vão além do desempenho financeiro da empresa, como evidências de uma boa governança corporativa, origem da matéria-prima, modo de fabricação e ciclo de vida dos produtos. Os líderes empresariais já reconhecem a necessidade de responder a estas pressões, conduzindo suas operações de maneira que seja bom para os seus negócios e que satisfaça estas necessidades. Nesse contexto, o presente estudo construiu um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa, considerando a necessidade da empresa buscar a longevidade de seu negócio. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma indústria têxtil paranaense de médio porte, utilizando como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista, por essa possibilitar identificar um conjunto de indicadores de desempenho que caracterizam a sustentabilidade da empresa e mensurar o grau de alcance das propriedades analisadas da organização quanto ao seu compromisso com a sustentabilidade, tanto individual quanto globalmente. O modelo possibilitou identificar que a estratégia da empresa deverá considerar todos os critérios das áreas econômica, social e ambiental, demonstrando que as diferenças entre as taxas de substituição são estritamente pequenas, que terão grande importância ações de comunicação com os stakeholders e que há um trabalho árduo a se fazer em termos de conscientização de seus funcionários, fornecedores, clientes, consumidores e comunidade nas questões de sustentabilidade.

Palavras-chave : apoio à decisão; avaliação de desempenho; MCDA-C; sustentabilidade corporativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês