SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Construction of a model for corporate sustainability assessment: a case study in the textile industryThe volatility of industrial projects for use in analysis of risk in investments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Abstract

POLI, Guilherme Izidoro  and  PUREZA, Vitória. Um algoritmo de busca tabu para o carregamento de contêineres com caixas idênticas. Gest. Prod. [online]. 2012, vol.19, n.2, pp. 323-326. ISSN 0104-530X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200007.

Este trabalho aborda o problema do carregamento de contêineres, cuja forma mais geral consiste em arranjar itens (por exemplo, produtos embalados em caixas) de vários tamanhos dentro de objetos maiores (por exemplo, contêineres) com máximo aproveitamento do volume disponível. Em particular, é considerado o caso especial em que as caixas a serem arranjadas são retangulares e idênticas. Com o objetivo de resolver este problema, estendemos a heurística de busca tabu de Pureza e Morabito, originalmente projetada para o problema de carregamento de paletes do produtor. Partindo-se de uma solução inicial gerada por uma heurística de blocos, são realizados movimentos de troca de orientação e/ou expansão de blocos selecionados, resultando na geração de novos padrões de carregamento. Resultados computacionais obtidos com 22 exemplos da literatura sugerem que a abordagem proposta é promissora.

Keywords : transporte intermodal; carregamento de contêineres; caixas idênticas; busca tabu.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese